Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JT suspende atividades de Câmara de Arbitragem e Mediação Trabalhista de Joinville

    A ação teve início com representação apresentada pela Amatra 12 junto ao Ministério Público do Trabalho contra a Câmara de Arbitragem e Mediação de Joinville.

    A 1ª Vara do Trabalho de Joinville determinou a paralisação das atividades da Câmara de Arbitragem e Mediação Trabalhista de Joinville, concedendo medida liminar em Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho contra aquela instituição.

    A ação teve início com representação apresentada pela Amatra 12 (Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região -SC) junto ao Ministério Público do Trabalho contra a Câmara de Arbitragem e Mediação de Joinville. A denúncia foi motivada por matéria publicada no jornal A Notícia no dia três de agosto último, que anunciava o início das atividades da Câmara.

    Atento ao fato, o presidente da Amatra 12, Juiz Carlos Alberto Pereira de Castro, apresentou requerimento no MPT em que sugeria a abertura de inquérito civil, por entender que as Câmaras de Arbitragem somente podem agir dentro de litígios coletivos, e não nas demandas de direito individual, casos das ações (reclamações) trabalhistas.

    Entende a Associação que é salutar a busca de soluções amigáveis para os litígios, porém dentro dos limites da ordem jurídica, sendo a mediação e a arbitragem privadas vedadas em matéria de direitos indisponíveis, como são os direitos dos trabalhadores.

    A Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho) apóia a iniciativa da Amatra 12. A entidade nacional também busca excluir o Órgão de Conciliação e Arbitragem, instrumento previsto na PEC Paralela da Reforma do Judiciário, uma vez que essa matéria já possui regulação infraconstitucional, inclusive relativamente ao Direito do Trabalho. A Anamatra entende que a criação desse órgão seria o mesmo que restaurar a figura do juiz classista, que os magistrados do trabalho tanto lutaram para extinguir.

    *Com informações da Amatra 12

    • Publicações870
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações78
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jt-suspende-atividades-de-camara-de-arbitragem-e-mediacao-trabalhista-de-joinville/100054568

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)